segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COMO É FEITA, FABRICADA A CERVEJA?


A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas pelo homem. Seja em bares, baladas ou restaurantes lá está ela fazendo a alegria dos consumidores. Mas apesar de muitos gostarem dessa bebida, poucos sabem como ela é fabricada. Então se você quer tirar suas dúvidas fique atento a essa matéria que explicará todo o processo.

A cerveja surgiu há muito tempo, mas sua origem é desconhecida, mas é sabido que povos antigos como os sumérios, egípcios e mesopotâmios a consumiam desde 4000 a.C. Segundo o escritor grego Anteneu de Náucratis que viveu no século III d.C, no antigo Egito a cerveja teria sido criada para ajudar quem não tinha como pagar o vinho, que era a bebida mais consumida em períodos antigos. Através de inscrições em hieróglifos descobriu-se que essa bebida era apreciada por todas as camadas sociais, até mesmo um dos faraós Ramsés III passou a ser conhecido como “faraó-cervejeiro” após doar aos sacerdotes do Templo de Amon cerca de um milhão de litros de cerveja vindas de suas cervejeiras.
A cerveja é feita de água, cevada maltada e lúpulo, que são fermentados por leveduras (um tipo de fungo). As características da água influenciam muito na qualidade da cerveja caracterizando seu sabor. Por isso muitos estilos de cerveja foram determinados pelas características da água da região onde são produzidas.

Publicidade:


A cevada maltada é mais utilizada devido ao seu alto teor de enzimas, porém outros cereais tanto maltados como não maltados são igualmente usados como o trigo, arroz, milho, aveia e centeio.
O lúpulo começou a ser usada há poucas centenas de anos atrás, é ele que dá um gosto amargo a bebida assim equilibrando a doçura do malte, e ainda possui um efeito antibiótico moderado, o que favorece a ação da levedura de cerveja em relação a organismos menos desejados durante a fermentação. As leveduras são responsáveis por quebrar os açúcares extraídos dos vegetais, assim produzindo outros compostos como o álcool e dióxido de carbono.
Uma grande variedade de estirpes e fermentos naturais ou mesmo cultivados são utilizados pelos fabricantes de cerveja, eles são divididos em três tipos que são: fermentação alta, baixa fermentação e leveduras selvagens. A cerveja do tipo fermentação alta é produzida originalmente na Inglaterra, se diz que a fermentação é alta porque ela ocorre à temperaturas elevadas, entre 15 a 20ºC, assim as leveduras sobem à superfície, tornando a cerveja mais forte e encorpada, geralmente ela tem a coloração escura.
A cerveja do tipo baixa fermentação é amarga e tem uma coloração dourada e muito transparente. No Brasil esse é o tipo mais consumido. Todavia essa bebida deve ser consumida com moderação, pois o álcool pode causar a dependência química e fazer mal à nossa saúde.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO É FEITA, FABRICADA A CERVEJA?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.