quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COMO É FEITO O CHICLETE? GOMA DE MASCAR


É muito bom mascar um chiclete de vez em quando, muitas pessoas gostam. Mas você sabe como ele é feito? Então fique de olho nessa matéria, pois você pode se surpreender.
Antes de o chiclete aparecer, foi criada a goma de mascar no século XIX por Thomas Adams, que também era fotógrafo. A goma só virou chiclete quando ele acrescentou água quente para amaciar a massa.

No começo o chiclete era feito através da seiva do sapotizeiro, uma árvore que dá uma fruta conhecida como sapoti, mas hoje a produção é sintética feita com vários derivados do petróleo como resina e parafinas. Além disso, são utilizados açúcar ou adoçante, xarope de glicose, corantes e aromatizantes.
O açúcar usado é do tipo impalpável, que é tão pulverizado que se torna semelhante a um talco, já o xarope de glicose adoça e deixa a goma mais pegajosa e macia. O processo começa quando a goma-base é derretida a 90ºC, e os ingredientes são levados ao misturador, uma grande panela que comporta até 1 tonelada de goma, em que ela fica sendo mexida por cerca de 25 minutos.

Depois disso as gomas para ficarem mais encorpadas passam por um processo de extrusão, em que a massa é forçada por um buraco até que ela fique uniforme e maleável. Para os chicletes em forma de pastilha viram mantas, com várias pastilhas coladas umas às outras.

Publicidade:


Já os chicletes com recheio líquido passam pela fase de extrusão, em que a goma vai sendo empurrada, e uma máquina injeta o líquido no centro da massa antes que ela saia do buraco. Então a goma ainda aquecida e um pouco mole passa por um processo de resfriamento, onde descansa em bandejas por algumas horas e em seguira vai para a sala de refrigeração, onde fica cerca de 24 horas sob 15ºC, ou também por 15 minutos em temperaturas mais baixas como 5ºC.

Depois de resfriada a goma pode ser cortada de modo que não grude ou perca a forma. Antes disso, alguns chicletes recebem uma polvilhada de açúcar de confeiteiro, para tirar um pouco mais do grude. O corte da goma pode ser em forma de grade, em que a divide em retângulos ou por uma lâmina que corta tiras de goma.
Escultura Feita de Chiclete.
No caso das gomas que tem uma casquinha por fora, são levadas para o drageamento, onde as pastilhas ficam durante seis horas em uma grande panela com pás girando, enquanto o sistema de tubulação vai colocando xarope de açúcar e amido que depois de seca forma aquela casquinha.

E assim finalmente só falta a embalagem. Atualmente as grandes fábricas de doces usam máquinas para fazer isso também, assim enquanto uma máquina vai cortando as folhas de embalagem outra joga o doce para dentro. E por fim outra fecha a embalagem. Assim é possível produzir mil unidades por minuto. O maior produtor é o Estados Unidos, que produz 224 mil toneladas de chicletes por ano.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO É FEITO O CHICLETE? GOMA DE MASCAR
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.