terça-feira, 23 de agosto de 2011

CARDÁPIO DO BEBÊ- ALIMENTAÇÃO 9 MESES A 1 ANO DE IDADE


A partir dos 9 meses de idade, os bebês já estão prontos para aumentar a variedade dos alimentos e texturas da sua dieta. Já podem ser oferecidos carnes, aves e comida para bebê. Você vai notar que gradativamente o bebê vai querer menos leite materno e os bebês alimentados com fórmulas de leite fortificado podem tomar menos do que 800 ml de leite por dia.

Os alimentos preparados em casa devem ser os mais saudáveis possíveis, por isso devem ser primeiro preparados em vapor e depois esmagados em purê. Não utilize mel ou xarope de milho, porque esses produtos podem conter esporos prejudiciais ao bebê. Coloque especiarias leves e ervas na comida, mas não junte nunca açúcar ou sal aos alimentos.
Nessa fase muitos bebês estão prontos para começarem a comer a comida com a mão. Para isso coloque o bebê sentado direito, que ele aos poucos se mostrará capas de agarrar a comida com a mão ou os dedos e levá-la até a boca.
Aos 9 meses os bebê também já tentam usar a colher, embora sem muito sucesso. Mas aos 10 meses ele já consegue acertar a colher na boca. Você pode estimular seu filho, deixando-o “ajudar” a segurar a colher, ele também já é capaz se encorajado a segurar um copo com as duas mãos.

O bebê também já vai conseguir engolir melhor os alimentos, apresentando mais dentes na maioria dos casos, assim não contando mais com aquele reflexo de pôr a língua para fora. Você também pode incentivar o raciocínio de seu filho falando com ele durante as refeições, nomeando os alimentos, objetos e utensílios e cor dos alimentos, assim tornando a refeição um momento especial para você e seu bebê se comunicarem.

Publicidade:


Você também pode introduzir leite de vaca se não estiver amamentando seu filho nessa fase, desde que mantenham entre os 470 e 700 ml por dia, já que as crianças precisam da gordura do leite materno ou do leite de vaca para um crescimento saudável. Mas o leite deve ser integral, o leite magro só deve ser oferecido a partir dos 2 anos de idade.

Para ajudar a desenvolver a mastigação do bebê, você também pode experimentar dar um bife para ele chupar, um biscoito, pão italiano e outros alimentos mais sólidos para ele massagear a gengiva e ao mesmo tempo desenvolver a independência. Mas fiquei por perto para ele não engasgar, também é bom tomar cuidado com alimentos pequenos e redondos como uvas, que devem ser oferecidas um pouco mais tarde.
 
Exemplo de Cardápio para um Bebê entre 9 meses e 1 ano de idade:

Primeira Refeição, Café da Manhã (Desjejum): Leite materno ou de vaca (se for o caso).

Lanchinho da manhã: Purê de frutas com farinha de aveia ou só uma fruta da preferência (é importante variar, banana amassada ou maça raspada são as futas preferidas).

Almoço: Papa salgada com variação de legumes e verduras, não esqueça de oferecer carne, nela encontramos o ferro e algumas vitaminas essenciais.
Ofereça suco natural de frutas naturais, é importante que seja oferecido apenas após a criança já ter se alimentado.

Lanche da tarde: Frutas novamente, eventualmente você pode oferecer um iogurte, mas prefira o leite materno se a criança ainda mamar.

Jantar: Se a criança já estiver comendo arroz e feijão amassados, só dê no almoço, o jantar deve ser mais leve, então repita a papa ou uma sopa com legumes e verduras amassados.

E não se preocupe se um dia seu filho não quiser comer, pois as crianças não se alimentam de maneira uniforme. Um dia os bebês comem bastante, outro não comem quase nada, então não demonstre muita ansiedade e não insista demais para ele comer. A criança vai compensar aquele dia e sua saúde não vai ser prejudicada.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CARDÁPIO DO BEBÊ- ALIMENTAÇÃO 9 MESES A 1 ANO DE IDADE
Blog DCH- Fotos e Vídeos

4 comentários :

Rebeca disse...

Belas dicas!! Adorei a matéria!!

monyka disse...

a dorei a dica vou tentar fazer pq milha filhinha tem 9 meses e nao quer comer quase nada

disse...

Olá!
Adorei as dicas, muito boas!
Tenho bastane dificuldade com meu bebê, pois ele não gosta de comer papinhas prontas, e às vezes estamos fora de casa, o que torna complicado preparar uma refeição.
Tive a idéia de comprar esse pratinho que vem com um amassador: http://www.tricae.com.br/pratinho-com-amassador-de-papinha-mini-be-18554.html
assim fica mais fácil, pois se estivermos em outro lugar dá pra adaptar facilmente a comida à ele, né?

Beijinhos Lê

Gaby disse...

As dicas sao otimas,eu tava perdida sem saber ao certo o q oferecer a minha filha. Mas depois dessas dicas eu to tranqüila. bjus Sandra

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.