terça-feira, 23 de agosto de 2011

CARDÁPIO DO BEBÊ 5, 6 e 7 MESES DE IDADE


A chegada de um bebê em casa é só alegria, todos querem paparicá-lo, e voltam sua total atenção para ele, o melhor alimento para o bebê é o leite materno, sendo que ele se alimenta somente dele desde que nasce até os 05 meses, mas após esse período esse pequeno ser humano necessita de outros alimentos, ao completar 6 meses de idade o bebê precisa mudar a alimentação, auxiliando assim o seu crescimento e desenvolvimento, lembrando que é recomendado o aleitamento materno até os 2 anos de idade.

A partir dos 6 ou 7 meses de idade, o sistema digestivo do bebê já está mais maduro, e o organismo é mais forte para enfrentar eventuais infecções ou alergias causadas por novos alimentos, por isso esse é o momento ideal para a ingestão de alimentos e a mudança do cardápio, fora o leite materno, ou mesmo em pó.
A nova alimentação do bebê deve começar com frutas amassadas e raspadas, sucos naturais de frutas também são indicados. Sempre dê preferência às frutas cítricas como laranja, limão e acerola, pois são ricas em vitamina C, mas também vale misturar outras frutas.

No começo, o bebê pode estranhar a novidade, mas não se preocupe, pois muitas vezes a criança só aceitará o novo alimento depois da décima tentativa de apresentação. Após as frutas gradativamente vá acrescentando as papinhas salgadas, primeiro no almoço e depois no jantar. Tudo sem pressa, com muita paciência, mas também com persistência.

Publicidade:


Você vai notar que a criança passa a demonstrar interesse no que os outros estão comendo, isso porque, ela aprende acima de tudo por imitação. Então aproveite esse interesse para introduzir novos sabores ao bebê. Como frutas, verduras e legumes, mas fiquei longe dos doces, para não “viciar” o paladar da criança. O chocolate e as sobremesas lácteas com corante, tipo danoninho só devem ser dadas ao bebê que já tiver 1 ano ou mais.
A partir dos 6 meses o bebê começa a movimentar a mandíbula de um lado para o outro, imitando a mastigação, por isso mesmo que seu filho ainda não tenha dentes para mastigar, é importante que ele se acostume a engolir pedacinhos de comida. Procure oferecer alimentos amassados e não batidos no liquidificador, pois assim você deixa que seu filho perceba as diferentes texturas dos alimentos e as sensações que eles provocam na boca. E ele sente melhor os sabores também. E você ainda pode dar alimentos mais duros para ele “roer” para assim aliviar o incômodo causado nas gengivas, por causa do nascimento dos dentinhos, como um bico de pão italiano ou um palito de cenoura, mas sempre tomando cuidado para a criança não engasgar.

Veja Também:
- Cardápio e Alimentação do Bebê de 09 Meses a 1 Ano.

Mas não é porque o bebê está se alimentando de outras coisas que o leite materno deixa de ser importante, pelo contrário, ele continua a ser um alimento importante e reconfortando para o bebê. O ideal é que ele seja oferecido até os 2 anos de idade ou mais se possível.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CARDÁPIO DO BEBÊ 5, 6 e 7 MESES DE IDADE
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.