quarta-feira, 13 de julho de 2011

COMO FAZER RESENHA CRÍTICA- EXEMPLOS



Apesar de muitas pessoas já terem ouvido falar sobre resenha crítica, ainda são muitas as que não sabem o que vem a ser uma resenha ou quando sabe é apenas por alto, não conseguindo definir corretamente o que vem a ser uma.

A resenha é um texto resumido sobre algum produto novo que merece uma divulgação. Esse produto pode ser uma coleção, um filme, capítulos ou alguma obra. Geralmente os jornais e revistas fazem muitas resenhas críticas para sintetizar e avaliar seus pontos fortes e fracos. Apesar de ser um texto resumido, este deve ser o mais objetivo e claro possível, porque mesmo com um menor espaço para divulgação é preciso passar a ideia exata do que se quer.

Mas vale ressaltar que não é qualquer pessoa que pode fazer uma resenha crítica. Essa deve ser elaborada por alguém com conhecimento na área e que tenha uma opinião formada e considerações embasadas em diversas evidências desta ou de outras obras já analisadas anteriormente. Muito mais que um resumo é preciso estar provido de um conhecimento capaz de explicar claramente sobre o tema abordado sendo a explicação resumida mas capaz de expressar tudo que se deve ser mostrado de forma coerente, objetiva e o mais claro possível.

Publicidade:


Para que uma resenha seja feita adequadamente é necessário que o responsável por ela se preocupe com determinados detalhes, por exemplo: fazer referência bibliográfica da obra (ABNT), apresentar alguns dados bibliográficos do autor, fazer uma síntese da obra sem se prender aos detalhes e finalmente fazer o ponto alto da resenha que é a avaliação crítica. Só por estes detalhes já imagina-se que muitos não têm a menor condição de fazer uma resenha crítica. É preciso dominar todos estes itens citados e mais ainda, ter conhecimento teórico e prático do assunto a ser abordado para que a resenha crítica seja realmente válida.
Seguindo essas etapas você conseguirá fazer uma resenha crítica adequada e completa. Você pode inclusive fazer uma breve pesquisa em revistas científicas e em periódicos em bibliotecas e conferir como os profissionais que trabalham com esse tipo de material fazem seus textos.

Veja abaixo um exemplo de resenha crítica do livro Violência Urbana, clique para ampliar:

O mais importante é que você tenha consciência de que uma resenha deve ser elaborada sempre com conteúdo forte e evidências sustentáveis. Você não pode simplesmente querer fazer uma resenha sobre algo que você não conhece, pois dessa forma você irá cometer um dos seguintes erros: uma crítica vazia ou elogios gratuitos. E o pior, poderá passar informações não comprovadas ou ainda que não são verdadeiras o que seria um gravíssimo erro.

Lembre-se que a resenha é muito mais que um simples resumo. A resenha crítica avalia determinada obra apontando seus pontos fortes e fracos se houver. Ao fazer uma resenha crítica todos estes cuidados precisam ser tomados para que ela seja bem elaborada e apresente todo seu conteúdo de forma objetiva e coerente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO FAZER RESENHA CRÍTICA- EXEMPLOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

17 comentários :

sthephanis@yahoo.com disse...

vc acha um que eu tiro um 10 nesse trabalho.ou 9 8 7.por favor vc acha que eu tiro uma nota acima de 7 com essa resenha

Anônimo disse...

Adorei as informações acredito que vou estudar bastante para conseguir fazer minha resenha.

Anônimo disse...

eu pensei q fosse mas facil fazer uma resenha critica

Anônimo disse...

Certo eu tmb vou tirar 10

arsds disse...

pra vocês:1,5

Anônimo disse...

Nossa, realmente me ajudou muito! Tenho uma prova amanhã e precisa fazer uma resenha crítica de um livro, e eu nem sabia como fazer kk , obrigaaada ;)

Anônimo disse...

nao to nem ai pra vcs eu tenho que entrega um trabalho amanham

Anônimo disse...

boa a informação. valeuuuuuuu

Anônimo disse...

Eu tenho que fazer uma critica a uma exposição sobre Fernando Pessoa e os seus heteronimos, alguem tem um conselho para mim pff?? eu preciso mesmo de ter uma boa nota :\

Anônimo disse...

eu tenho q fazer uma resenha critica da expançao dos estados unidos, mae nao tenho ideia do q fazer me ajudem.

Anônimo disse...

tah marrom o exemplo

Anônimo disse...

Bom exemplo, mas no começo faltou a bibliografia da obra analisada :(

Anônimo disse...

eu vou tirar uma nota bem alta valeu pela ajuda valeu msm.

Anônimo disse...

gostei

Anônimo disse...

confuso!! mais ou menos

Anônimo disse...

Nunca fiz uma resenha acho que ainda não sei fazer, mas vou tentar se vai prestar ou não é que são elas,mas tenho que tentar

Anônimo disse...

Não sei fazer uma resenha critica.

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.