segunda-feira, 6 de junho de 2011

RESIDÊNCIA MÉDICA 2012



Entre todos os cursos, o de medicina sempre foi o mais procurado. Pelo seu alto valor, nem sempre pode ser o mais concorrido, mas é grande o número de estudantes que teriam vontade de prestar vestibular para tal curso.
Medicina, derivada do latim ars medicina, significa a arte da cura.

O curso de medicina tem duração de cinco ou seis anos isto com o estudante em sala aprendendo todas as teorias e fazendo provas, um curso desgastante. E ao final é obrigatória a residência médica, sendo que é através dela que o aluno, que já tem experiência médica principalmente em prontos socorros, escolhe qual será a área que irá atuar. Esta é uma fase muito importante, pois é quando o aluno decide qual de fato será o caminho a seguir, dentre os diversos que a medicina oferece.

A residência em clínica médica é essencial para todos os médicos, pois é nela que aprenderão o geral da medicina, escolhida após ela, a outra residência o estudante fará provas para ingresso em outra residência na qual queira atuar. O ideal é que o aluno chegue neste momento já sabendo qual linha da medicina pretende seguir, mas não são poucos os que têm dúvidas, mesmo estando prestes a começar a residência médica.

"Existem hoje no Brasil cerca de 350 mil médicos atuantes"

As principais universidades realizam provas anualmente para o ingresso de médicos residentes em muitas áreas, sendo que muitas vezes estas provas são ainda mais concorridas do que vestibular, como por exemplo, em faculdades de renome com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Unicamp, USP e muitas outras que são o sonho do médico que acabou de sair da faculdade e tem que fazer sua residência médica. Se alguns pensavam que a fase mais difícil seria ingressar na universidade, nesta hora descobrem que entrar para a faculdade foi apenas o primeiro passo, de muitos que ainda terá que dar, para concluir seus estudos na teoria, na prática e ingressar finalmente em sua vida profissional.

Publicidade:


No ano de 2012, pelo fato de haver essa grande concorrência, a Comissão Nacional de Residência Médica aprovou modificações para os programas de ingresso na residência médica. A partir do próximo ano, as instituições terão que garantir o mês de fevereiro de 2012 sem ter médicos ingressantes, assim todas as residências médicas começaram no primeiro dia do mês de março de 2012, todas as instituições deverão se adequar às novas regras de residência médica. Essa norma também restringiu o período de provas, que deverá começar no primeiro dia de novembro de 2011.
Por isto é bom se informar o quanto antes, na universidade onde estuda, para não ser pego de surpresa. Quanto antes se informar, melhor, pois poderá se preparar de forma adequada e não ter nenhuma notícia desagradável, já que agora está tão perto de concluir os estudos e começar sua vida profissional. Acesse o site de sua universidade ou compareça pessoalmente para se informar sobre a residência médica para 2012, pois este ano mesmo já terá prova.

Lista das especialidades Médicas:
Anatomia é o estudo da estrutura macroscópica física dos organismos.

Bioética é o estudo do relacionamento entre biologia, medicina e filosofia, especialmente da disciplina ética e metafísica.

Cirurgia cardiovascular atua na cirurgia do coração.

Citologia é estudo das células individuais e de suas estruturas internas.

Embriologia é o estudo do desenvolvimento dos organismos a partir da união dos gametas, as células sexuais parentais, que dão origem ao ovo ou zigoto que, por sua vez, se desenvolve no embrião.

Epidemiologia é o estudo quantitativo dos processos de doenças nas populações humanas. Inclui o estudo das epidemias, das endemias, da bioestatística, dos fatores de risco relacionados às doenças entre outros tópicos.

Farmacologia é o estudo das drogas, desde sua obtenção até suas ações benéficas e prejudiciais ao organismo.

Fisiatria é a área da Medicina que estuda e trata das consequências das doenças que geram a incapacidade física.

Fisiologia é o estudo do funcionamento normal do organismo.

Neurociência é um termo que reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso, especialmente a anatomia e a fisiologia do cérebro humano.

Oftalmologia é o estudo das patologias oculares, com sua aplicação no diagnóstico e tratamento clinico-cirúrgico.

Saúde Pública é a aplicação dos conhecimentos médicos, processados pelos epidemiólogos, com o objetivo de impedir a incidência de doença nas populações.

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
RESIDÊNCIA MÉDICA 2012
Blog DCH- Fotos e Vídeos

2 comentários :

Anônimo disse...

Texto sem conteúdo e com muitas informações erradas. Não sei em que planeta o curso dura 5 anos.
A residência médica não é obrigatória após a faculdade. Ao se formar, o médico que é generalista já pode exercer a profissão e se não quiser não precisa fazer ou pode optar apenas por uma pós graduação!
E quanto às especialidades médicas sem comentários!!! Anatomia, bioética, citologia são disciplinas e não especialidades médicas...
Antes de escrever sobre determinado assunto é melhor se informar, meu caro!

Zucco disse...

Quem escreveu foi um colaborador do blog, obrigado por esclarecer esses pontos....

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.