segunda-feira, 27 de junho de 2011

REGIÃO NORDESTE DO BRASIL- MAPA, CLIMA, CULTURA



A região nordeste do Brasil pode ser considerada a mais festiva de todas. São várias festas que o povo nordestino organiza e que conta com a participação de milhares de pessoas de todo o país e também do mundo, todos os anos, como o carnaval da Bahia, as festas juninas de muitos estados que são mundialmente conhecidas e muitas outras que fazem do povo nordestino um povo muito festivo.
A região possui mais de um milhão de quilômetros quadrados e conta com o maior número de estados de todas as regiões brasileiras, ao todo são nove estados, sendo eles Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A região nordeste por ser extensa tem vários climas e vegetações, sendo que, em algumas regiões encontra-se o sertão, o semi-árido que é uma faixa de transição entre a região amazônica e o sertão; a zona da mata e também o agreste que é uma região de transição entre a zona da mata e o sertão. Com essa diversidade de climas a adaptação do homem à região é bastante difícil, visto que em algumas áreas o clima é extremamente seco o que dificulta qualquer tentativa de sobrevivência.

O nordeste sobrevive com o turismo, a extração de recursos minerais como gás e petróleo e ainda de sua cultura que tem tradição de muitos anos e que incentiva turistas para a viagem na região. Nos últimos anos algumas indústrias obtiveram sucesso se instalando na região o que faz com que a região possa ser um pólo industrial em um futuro bem próximo.

Publicidade:


Para quem não conhece a região nordeste do país está perdendo a oportunidade de conhecer riquezas, tanto naturais como culturais e ainda ter a oportunidade de conviver com um povo alegre e hospitaleiro.
O povo nordestino, por anos, foi o mais marginalizado no Brasil. Com praticamente nenhuma assistência do Governo brasileiro, o nordeste apresentou um crescimento muito baixo e sua população viu-se obrigada a deixar sua moradia indo para a região sudeste, em busca de trabalho e de uma vida menos difícil. Isto só fez complicar ainda mais os grandes centros urbanos do sudeste brasileiro. E as pessoas que para lá foram, poucas oportunidades encontraram no mercado de trabalho, pois não tinham moradinha fixa nem sequer estudo. Muitas passaram a mendigar e a sonhar com a volta para a terra natal.

Esta situação vem mudando aos poucos. A região recebe hoje mais investimento, as empresas descobrem as vantagens de se instalarem no nordeste brasileiro e o turismo vem expandindo, de forma responsável, por toda a região. Cresce o número de pessoas que não desejam mais sair de sua cidade, pois já encontram boas escolas e quando formam, tem um mercado de trabalho ativo, crescente, que vem contratando cada vez mais.
E mesmo em meio a tanta dificuldades, o nordestino é um povo feliz, festivo e que recebe com muita alegria todos aqueles que visitam a região.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
REGIÃO NORDESTE DO BRASIL- MAPA, CLIMA, CULTURA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 31 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.