segunda-feira, 13 de junho de 2011

DICAS- COMO SER UM BOM VENDEDOR



O essencial para qualquer empresa é dar lucro e o básico a se fazer para obtenção de receitas é vender. Uma equipe de vendedores motivada e que gere resultados é o primordial para alcançar este objetivo. A empresa pode e deve investir em todos os setores, desde a produção onde é preciso ganhar não só em produtividade como também economizar ao máximo e evitar desperdícios, enfim, todos os setores de uma empresa precisam receber sua devida atenção, mas a área de vendas é o carro chefe, é o setor que fornece à empresa motivos para continuar com o trabalho. Infelizmente, muitas empresas pecam neste quesito. 

Quantas vezes já ouvimos alguém dizer que foi mal atendido em uma loja, em uma padaria, um supermercado ou algum outro estabelecimento. E quantas outras vezes nós mesmos saímos insatisfeitos de uma loja e talvez até tenhamos deixado de comprar o que gostaríamos porque o vendedor não nos tratou com a devida atenção. Estes casos não são raros, pelo contrário são mais comuns do que possamos imaginar e isto mostra o despreparo e falta de treinamento das empresas para com seu setor de vendas que é aquele que deveria receber sua maior atenção.

Para ser um bom ou um ótimo vendedor, o que é o esperado pelas empresas: não ser somente bom e sim ótimo, algumas características são essenciais. Os vendedores de sucesso devem possuí-las, pois com elas se consegue atingir metas e acima de tudo superação, visto que o mercado é muito concorrido e para conquistar clientes e fidelizá-los é necessário muita superação.

Publicidade:


As características básicas que estão presentes em todos os ótimos vendedores são o otimismo visto que as pessoas otimistas trabalham pensando positivamente, cada dia para elas é uma oportunidade de se adaptar aos desafios e desempenhar suas tarefas o mais perfeitamente possível.

Outro fator óbvio, mas que muitos profissionais deixam passar despercebido é a competência para aquele negócio, ou seja, especializar-se naquilo que faz e entender tudo sobre os produtos ou serviços que tem para oferecer, estudar sempre e nunca perder o foco é fator de sucesso para os bons vendedores.

Uma dica básica é que o vendedor tem que conhecer muito bem o produto que vende, ressaltar os pontos positivos do produto ao máximo e falar com bastante entusiasmo sobre eles, é de extrema importância ser carismático mas sem perder a seriedade e credibilidade.

Além disso, é preciso ser criativo ao máximo, de nada adianta o vendedor saber tudo sobre o que vende e não ter criatividade e entusiasmo para passar o que sabe ao cliente ou possível cliente. É necessário vender e procurar saídas criativas para a negativa do cliente e é usando a criatividade que ele pode ser o diferencial entre perder o cliente ou trazer o cliente para dentro da empresa e não deixar que ele vá embora sem adquirir o que procurava ou até mais do que iria comprar.

Por fim, todo bom vendedor precisa ter carisma, ser simpática, educado e atencioso para com o cliente. Estas são características que agradam a todos os clientes e uma vez satisfeitos com o vendedor, a compra será questão de tempo e a indicação da empresa e principalmente deste vendedor para colegas e amigos será o reconhecimento pelo bom serviço prestado que será recompensado com vendas e mais vendas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DICAS- COMO SER UM BOM VENDEDOR
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Unknown disse...

Poxa que legal ! Parabéns pelas dicas, adorei !
Sou revendedora Casa Vip Enxovais, os produtos deles são ótimos e agora com essas dicas não tem como eu não faturar bastante!
Obrigada !

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.