segunda-feira, 27 de junho de 2011

COMIDAS INDÍGENAS NO BRASIL- RECEITAS, CULINÁRIA




O Brasil é conhecido em todo o mundo pela grande variedade na culinária. A grande extensão territorial do país proporciona diversas culturas e cada uma delas com seus costumes e principalmente sua culinária típica. Assim, norte, sul, sudeste e demais regiões oferecem variada culinária e muitas vezes esta culinária de mistura e cria novos pratos, ainda mais saborosos. As comidas indígenas no Brasil influenciaram e muito a culinária brasileira. Estão aqui muito antes que nós, viram o país ser descoberto e povoado. Não só viram como participaram ativamente de todo processo de crescimento do país. Aprenderam com o “homem branco” mas também ensinaram muito.

Os índios nos deram muitos produtos para variar a alimentação, eles nos deixaram várias opções de alimentos que os colonizadores portugueses nem sabiam que existiam, como por exemplo, a mandioca, o açaí, a castanha do Pará e muitos outros que foram incorporados à alimentação europeia da época e agora faz parte da culinária do país.

Os índios ensinaram como cultivar a mandioca e ensinaram a fazer a tapioca que é um doce feito com a fécula da mandioca recheado de coco ralado, a farinha de mandioca, o tucupi, o pirão e os portugueses incorporam todos estes pratos à sua culinária, visto que os índios não se adaptaram a comida dos brancos, pois segundo conta Pero Vaz de Caminha, eles cuspiam a comida que experimentavam, nem mesmo a água bebida em copos os satisfazia.

Outro prato típico indígena é tipiti que é uma farinha que se faz farofa, beijus, sopas e mingaus. O beiju também é uma típica comida indígena que é um bolo feito de massa de tapioca enrolado em forma cilíndrica que leva muitos condimentos.

Publicidade:


Também trouxeram para nossa alimentação o milho, o ananás, batata doce, o jenipapo, o caju, o guaraná e o mate que ficaram dentro da cultura alimentar do povo brasileiro e hoje fazem parte de vários tipos de preparações que todo o povo conhece e gosta.

Veja abaixo uma receita indígena de Peixe e Pirão:




Receita de Biju com Castanha do Pará:


A cultura indígena é muito rica, com suas danças, canções, ritos e comidas que impressionam até nos dias atuais, que fazem parte de uma cultura totalmente diferente da nossa. Temos muito a aprender com os índios não só referente à alimentação, mas em relação a todos os assuntos sociais, pois os índios convivem em sociedade bem melhor do que nós dito o povo civilizado.

Da natureza o índio tira sua alimentação sem jamais prejudicá-la e isto falta ainda para aprendermos. Alimentar-se bem, é muito mais que ter à mesa pratos saborosos, mas também ter a consciência que a mesma natureza que nos ofereceu este alimento recebeu nosso cuidado e recebe nossa proteção para que tenhamos sempre a refeição que nos sustenta.

Os povos indígenas continuam ensinando a todos, brasileiros e estrangeiros, basta querermos aprender e descobrir que eles sim, sabem viver e conviver em paz.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMIDAS INDÍGENAS NO BRASIL- RECEITAS, CULINÁRIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

10 comentários :

Anônimo disse...

ameiiiiiiiiii me ajudou pouco.

Anônimo disse...

nao me ajudou em nada!!!

Anônimo disse...

Aiii mee ajudo muito ,
ameei o site ..
- Recomendooo . hehe ., ''

Anônimo disse...

adorei recomendo a todoooos

Anônimo disse...

adorei me ajudou muito na tarefa

Anônimo disse...

adorei me ajudou

Anônimo disse...

nao me ajudou em nada

Anônimo disse...

Horrivel

Anônimo disse...

Deveria a presenter Mai's receitas ticks dos Indios .. :(

Anônimo disse...

devia ter mais comidas tipicas

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:

Rafael Zucco
, 30 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.