quinta-feira, 19 de maio de 2011

DISCURSO DA PROFESSORA AMANDA GURGEL RN



Durante a audiência pública sobre o cenário atual da educação no RN, a professora Amanda Gurgel foi convidada para dar seu depoimento, o que era para ser um discurso para poucos deputados, deputadas e pessoas presentes se tornou um protesto público após o vídeo ir parar na internet e ser espalhado pelas redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut.
"Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro pra salvar o Brasil"?
 Logo de início a professora diz que assim como as pessoas (deputados e secretários) apresentam muitos números quando falam sobre educação, ela gostaria de também apresentar um número, um número composto por apenas 3 algarismos, diferente dos apresentados na casa, esses números são um 9, um 3 e um 0, seu salário, isso por que ela tem nível superior com especialização, depois pergunta se os deputados conseguiriam viver e manter seu padrão de vida com esse salário que não compra nem as roupas que eles usam para se apresentar na câmara, Amanda continua seu discurso e arranca aplausos da pequena platéia presente e continua apresentando fatos e argumentos que surpreende a todos, gostaria de deixar o vídeo aqui para que assistam e se possível ajude a espalhar esse pequeno protesto de uma professora que não resolveu se calar e apenas assistir o caos, assista abaixo:

Esse discurso não deveria ser direcionado apenas para os deputados, deputadas e secretária de educação do Rio Grande do Norte, esse discurso é um tapa na cara de todos os nossos governantes e seus subservientes que apenas pensam em encher os seus bolsos e arrecadar mais impostos para sustentar essa máquina pública podre, cheia de desvios e infestada pela corrupção, como no caso do nosso querido ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que multiplicou os seus bens em 20 vezes nos últimos 4 anos e o governo fecha os olhos para o caso dizendo que não irá investigar, parabéns professora Amanda Gurgel por ter a coragem de falar o que muitos sentem vontade mas não levantam um dedo para mudar a situação de nosso país.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DISCURSO DA PROFESSORA AMANDA GURGEL RN
Blog DCH- Fotos e Vídeos

20 comentários :

Anônimo disse...

Admiráveis as sensatas e certeiras palavras da Professora Amanda Gurgel! Chega de hipocrisia e palavras vazias que acumuladas servem apenas para degradar a já degradada educação pública brasileira, que continua em pé graças à bravura dos inúmeros professores e professoras, além dos funcionários, que fazem da educação não uma profissão, mas um sacerdócio, educação sem a qual país nenhum caminha para frente. Parabéns mais uma vez!

Anônimo disse...

Brilhante! Disse de maneira direta e simples que o rei está completamente nu. Não é apenas lá! É em boa parte do Brasil! Os governantes - cultos ou incultos, professores renomados ou analfabetos, não fizeram e não fazem NA-DA! Sai-se de FHC, passa-se por Lula, e a educação primária continua péssima, não é uma prioridade das políticas públicas, longe disso.

Anônimo disse...

Maravilhoso
Assim e a situação do professor no Brasil todo. Não é por nada que apenas 2% dos estudantes do ensino médio gostariam de ser professores e apenas um terço realmente inicia estudos para essa profissão.No entanto aqueles que acham que não é bem assim, que se formem e vão para a sala de aula lecionar.

Anônimo disse...

A professora fez-se falar por todos nós, que muitas vezes não temos oportunidades de expor a realidade, que é mascarada! A educação brasileira vai de mal a pior. Como podemos cobrar uma educação de qualidade se não são dadas condições favoráveis para o professor? Salas super lotadas, abafadas, onde sequer o professor consegue transitar para chegar mais próximo ao aluno,falta de água,de merenda escolar, de luz adequada, falta tudo e sobra amor à profissão, pois somente por amor um professor consegue continuar lecionando!

Anônimo disse...

Todos os professores ficaram de alma lavada com o depoimento da professora Amanda Gurgel, que foi de uma clareza e de uma simplicidade espetacular. Valeu professora Amanda ao falar por todos os professores do Brasil...aplausos!!!

Anônimo disse...

O Brasil agradece a esta professora digna, responsável e mal paga pelos políticos da nossa nação.Se envergonhem corruptos ...

Anônimo disse...

Para PRESIDENTE VOTAREMOS em você Amanda Gurgel! TODOS PELA EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

É triste e ao mesmo tempo satisfatório, pois são pucas as pessoas que tem oportunidades de expressar a realidade que não só ela mais todos os brasileiros passam nesse País que se diz ser democrático. Enquanto muitos dos colarinhos estão bem vestidos andam c/ os melhores carros, voam nos melhores aviões ou até mesmo jatinhos, fruto do nosso trabalho, pois somos nós quem pagamos tudo isso. E o que recebemos?

Anônimo disse...

Amanda, por que vc escolheu essa profissão? O magistério nesse país é um sacerdócio. Poderia não ser assim, infelizmenter é. E isso não é de HOJE, espero estar viva para ver melhoras nessa profissão, consequentemente vê-la feliz e conduzindo muitos,ou seus alunos à felicidade.

Anônimo disse...

Que maravilha as colocações da professora Amada, retratou a mais pura realidade da educação no Brasil. Os professores do nosso país tem que assumir sua posição na garra, pois uma profissão tão essencial para o desenvolvimento de uma nação não pode ser tão desvalorizada. Professores do nosso Brasil mostrem seu potencial. Aplausos para professora Amada Gurgel!

Anônimo disse...

É com muito orgulho que estou comentando sobre esse vídeo, um exemplo de coragem e de firmeza. .
Já assitir a inúmeros vídeo no you tube, nada me deixou tão feliz, tão plena como esse discurso , o discurso de uma Brasileira insatisfeita , articulada e corajosa. Bom demais parar o que estou fazendo para descrevê-la, para ressaltar o quanto fico feliz que essa atitude de ousadia venha de~uma lutadora , de uma mulher atrevida , nada conivente com a eterna corrupção que vivemos nesse nosso País .
Quero mais , na verdade deveríamos ter em cada região, várias cidadães ou um cidadãos, expondo , envergonhando a situação caótica da Educação, falando com tanta veracidade e convicção a realidade cruel em que vivemos ,exatamente como fez essa professora
PARABÉNS ,PROFESSORA AMANDA GURGEL

Anônimo disse...

parabéns...

Sou professora, e um muito obrigado por falar por mim. Sua atitude vai mudar o Brasil.
Hoje ao ouvir seu discurso, fiquei muito feliz em saber que existe sim, professora atrevida e convicta de suas determinações.Certamente irão aparecer mais professoras capazes de enfrentar os governantes.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



22/05/2011

daiane disse...

Essa professora falou oque todos os professores tem vontade de falar ,e não tem oportunidade,parabens.

Anônimo disse...

É com emoção que parabeniso as palavras desta professora, parabéns.

Anônimo disse...

oa governantes do nosso país deveriam se envergonhar ao receber seu salario sem fazer nada enquanto os professores se matam na sala de aula isso quando aluno nao tiram sua vida,q país é esse?mais os governantes um dia vão pagar por isso,essa professora slegrou meu coraçao ao falar pouco e suficiente

Anônimo disse...

Não é possível que o depoimento da professora Amanda não tenha despertado nenhum remorso e nem vergonha nos governantes do RN, ESPECIALMENTE À GOVERNADORA ATUAL, que foi tão votada pela classe e está nos decepcionando a cada dia. É lamentável o seu desinteresse pela Educação do nosso estado.

SIDNEI HOFFMANN disse...

IMPRESSIONANTES AS PALAVRAS DA PROFESSORA AMANDA. IMPRESSIONANTES TAMBEM SÃO AS PALAVRAS DOS GOVERNANTES, TODAVIA NÃO COM A SINCERIDADE E A DIGNIDADE DAS PALAVRAS DESTA PROFE.PAÍS DE GOVERNANTES CORRUPTOS E LADRÕES,VEJAM O TRABALHO DA POLICIA FEDERAL. POLITICOS SEM VERGONHA NA CARA QUE DEFENDEM OS SEUS PARES, DECERTO COM RECEIO DE QUE SEJAM ENTREGUES POR ELES, POIS ESTÃO UMBELICALMENTE LIGADOS NESTA SUJEIRA.

Anônimo disse...

Poucos minutos e muita eficiência. Parabéns, professora! É preciso honestidade de todos os governantes para que a educação melhore. E, para isto, uma das coisas a serem discutidas é o salário do professor. Não é justo dizer que ele não tem preparação suficiente, não se dedica ao ensino com paixão e entrega total, se ele não tem as mínimas condições para isto. Mais uma vez, Parabéns pela sua fala "suscinta" e verdadeira.

Paulinho de Ipiranga disse...

professora, tambem nos colocam dentro de uma roça com uma enxada na mão achando que iremos salvar o país da fome, enquanto nossa plore fica semi-alfabetizada ou mal alfabetizada por conta da situação precária da educação do nosso país, onde estes futuros lavradores ou futuro professores ou futuro ... não acompanham se quer as inovações da agricultura familiar.

Unknown disse...

Queria compra minha passajens pela internet nao consequi compra tive que ir ate a rodoviaria no tiete

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.