domingo, 13 de fevereiro de 2011

ORIGEM E HISTÓRIA DO FREVO NO BRASIL



A definição mais adequada do frevo seria a de um ritmo musical dançante brasileiro com origem no estado de Pernambuco, no qual misturam-se a marcha, um outro estilo de música que é o maxixe juntamente com elementos da capoeira. O frevo é sem dúvida alguma uma paixão dos Pernambucanos e que conquistou todo o Brasil. Principalmente agora, na época do carnaval, o frevo chama a atenção de todos que vão comemorar e brincar os dias de carnaval em Pernambuco, inclusive muitos turistas de outros países que se encantam pelas cores, a dança e o ritmo contagiante do frevo.

A história do frevo é bastante interessante, informações constam que o ritmo nasceu na cidade do Recife por volta do fim do século XIX, caracterizado pelo ritmo extremamente acelerado. A dança veloz rapidamente se espalhou e encantou as pessoas que conheciam aquela nova forma de dançar, em velocidade mais rápida.

O ritmo mais lembrado durante a época do carnaval, lembra um pouco de como era comum ocorrerem conflitos entre os blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar os blocos rivais protegendo assim o estandarte da escola. Tanto é que as sombrinhas coloridas utilizadas na dança seriam uma estilização das que eram utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetia uma luta.

Os criadores do frevo tiveram inspiração para sua criação nos compositores de música ligeira, feitas para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação durante as festas e comemorações. Com o passar do tempo a música ganhou características próprias e acompanhamentos de bailado, o que tornou o ritmo inconfundível e seus passos soltos e acrobáticos.

Assista ao vídeo e conheça a escola do Frevo:


O significado da palavra frevo vem de ferver, no sentido de agitar, comemorar, festejar, uma comemoração que remonta o aperto nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem e em direções contrárias. E o carnaval em Pernambuco literalmente ferve de alegria, de comemoração, agito e muita dança. O frevo é marca registrada deste povo que leva esta cultura belíssima a todo Brasil e vários outros países.

O ritmo frevo pode ser dançado de duas formas: a primeira quando o povo dança, e a segunda quando os passistas realizam os passos mais difíceis, com movimentos acrobáticos. Atualmente o frevo possui mais de 120 passos catalogados desde sua criação.

Procure experimentar dançar o frevo. Apesar de parecer difícil você vai ver que é só começar, aprender os primeiros passos e você vai sentir uma vontade enorme de não mais parar. Porque o frevo além de eletrizante e rápido é também contagiante. Se deixe envolver por esta dança e descubra porque a cada ano ela é mais difundida entre os estados e se torna a preferida nas danças e comemorações do carnaval.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
- ORIGEM E HISTÓRIA DO FREVO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

10 comentários :

A Hora da educação disse...

Que belo e maravilhoso blog, que valorosos posts. Quando tiver uma tempinho visite o http://toinhoffilho.blogspot.com/ Meu blog não é tão bom como o seu, mas é o que posso fazer. RSRSRSRS....

Anônimo disse...

gosei muito parabens volto mais vezes*_*

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

Muito prestativo e informativo, muito bom, parabéns!!!

Anônimo disse...

Eu amei tudo não tem como não entender tudo sobre o carnaval e o frevo

Anônimo disse...

é muito bom

Anônimo disse...

Adorei so assim pra descubri a origem do frevo.

Anônimo disse...

eu teve que copiar tudo

Anônimo disse...

me ajudou no meu trabalho,obrigado

Anônimo disse...

Muito bom me ajudou bastante. :)

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.